Get Adobe Flash player

Dicas para combater e eliminar as traças

Tracas

Pelo nome comum de traça são listados alguns grupos de insetos, variando desde espécies de tisanuros (traças dos livros) até lepidópteros (insetos da mesma ordem das borboletas e mariposas) que atacam grãos armazenados e roupas, sendo chamadas de traças das roupas.

traca02

As traças apresentam hábitos diurnos e noturnos, sendo ativas à noite e escondendo-se durante o dia, evitando contato direto com a luz. Assim, ao acender-se a luz de um aposento, as traças procuram se esconder em frestas ou atrás de móveis e quadros.

 

Para combatê-las

Todos conhecem o capim limão, também conhecido por chá-de-estrada, capim-cheiroso, capim-cidreira.

capim-limao

 

Atenção! Muita gente confunde o capim-limão com a erva-cidreira. De fato as duas espécies têm uma substância em comum, o citral, responsável pelo aroma. Mas são diferentes, até no visual. As folhas do capim limão são finas e compridas e as da erva cidreira, são gordinhas.

Ele cresce em moitas que alcançam de 60 a 80 centímetros de altura. Suas folhas são finas, pontiagudas, ásperas e cortantes.

O aroma da planta é cítrico, muito parecido com o do limão. Insetos, como a traça, odeiam esse cheiro. Por isso, além de deixar o ambiente perfumado, os sachês recheados de folhas picadas servem como repelente.

Como fazer o sache?

SACHES

 

Corte as folhas frescas, ponha-as em saquinhos e espalhe-os em gavetas e armários. Quando ficarem secas e sem cheiro, será hora de trocar o recheio.

 

 
 
 

Acabe com as traças na sua casa

Traças adoram sujeira e umidade. Para mantê-las à distância podem ser tomadas algumas medidas.
- Elimine pontos de umidade e vazamentos (encanamento) e possíveis abrigos (cantos, frestas, etc);
- Evite acumular papéis, jornais, revistas, livros. Se ainda assim for necessário manter esses itens, mantenha em local sempre limpo, arejado e ensolarado;
- Tire o pó de móveis, quadros, cortinas e tapetes sempre que possível;
- Limpe armários e gavetas quinzenalmente com vinagre branco;
- Nunca guarde roupa suja ou umida;
- Lave a rouparia (roupa de cama, banho, copa) com freqüência, mesmo que as peças não sejam usadas regularmente;
- Use aspirador para limpeza no lugar de vassoura e/ou espanador;
- Guardar alimentos, massas e cereais em recipientes com bem fechados.
Produtos como naftalina funciona, mas fazem mal ao rim e figado.

10 Responses to Dicas para combater e eliminar as traças

  • cleide says:

    As minhas roupas ficam cortadas na barriga aparece um burraquinho bem pequeno, e sempre no mesmo lugar eu acho muito estranho, de ser na frente, limpo sempre o guarda-roupas, mas nunca achei nada de traças.
    Oba! eu tenho um monte no meu quintal e não sabia, posso colocar sem sache?

  • wagner de oliveira says:

    muito engraçado , as traças que moram comigo sao hiperexigentes, comem hering e malhas baratas nao , ate agora so atacaram minhas camisas da pollo e da lacost , kkk , parece mentira , nafitalina ,elas nem sentem o cheiro … meu guarda-roupa tem umas 50 nafitalinas, estou pensando em me mudar e deixar elas morando la felizes para sempre . kkk , abraço a todos , wagner

  • Sandra says:

    Que estranho, as roupas da Cleide estão iguais as minhas, os buraquinhos só aparecem na região da barriga, oque faço para acabar com esta praga? Me ajudem, não gosto de naftalina. Obrigadão

  • Caia Mendes says:

    O que fazer pra eliminar com essa praga, eu uso naftalina e não resolve, hoje fui colocar uma blusa e la estava dois furos, não guardo nada sujo, o meu roupeiro é bem ventilado, e geralmente elas preferem furar roupas caras e não aquelas que se usa com mais freguencia, o que fazer, já tenho várias peças furadas.Tem que ter alguma coisa para eliminar, acabar com essa praga, me ajudem.

  • Patricia says:

    As minhas roupas também aparecem furadas no mesmo lugar, um furinho na barriga!! Q coisa hein!
    Nao sei mais o que fazer para acabar com essa praga!
    Vou tentar mais isso!

  • marcelo says:

    o melhor jeito e nós ficarmos atento com nossas roupas, quando achar alguma subindo na parede pege com os dedos jogue no chao e pise, não esqueça de lavar as maos apos destruilas, vai demorar.ok.

  • veronica says:

    Poxa, ontém cquando peguei uma blusa linda de manga(preferida) estava com 3 furinho no punho. Que vontade de chorar. Meu esposo disse que é traça . Hoje mesmo vou dá uma geral no Guarda roupa. Elas que me aguardem. rsrsrsrs

  • evandro says:

    a minha roupa também fura apenas em um mesmo lugar.

  • Adriana Ferreira de Souza says:

    Nosso os depoimentos são os mesmos,essas danadas são espertas so destroi coisa boa e sempre na frente enche de buraquinhos.O que fazer com essas pragas.

  • Adriana Ferreira de Souza says:

    Tudo relatado acima esta acontecendo em minha casa socorro pq ja tirei tudo pra lavar mantenho tudo mt limpo e arejado e essas pragas não estão sendo eliminadas……kkkkk e ela tem gosto apurados para roupas de marca….ou blusas novas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>